Dicas de uso dos produtos Granja São Jorge;

 

Condimentos:

Ervas finas com limão: É indicado para temperar salada de folhas, peixes, aves, patês, colocar na massa de pães e onde mais a sua criatividade permitir e seu paladar aceitar.

Adobo: É utilizado também para marinadas, principalmente de carnes vermelhas, para temperar todos os tipos de molhos, e realçar o sabor em pizzas, sanduíches.

Condimento chimichurri: E utilizado também para marinadas, principalmente de carnes vermelhas, para temperar todos os tipos de molhos, e realçar o sabor em pizzas, sanduíches.

Condimento para peixes: Usado para temperar todos os tipos de peixes e frutos do mar.

Lemon pepper: É utilizado para temperar frangos, carne de porco, peixes e molhos para saladas.

Páprica doce: É usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara como: peixes, carnes, sopas, canapés e molhos.

Páprica picante: Podem ser salpicadas sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos.

Páprica defumada: É uma especiaria típica espanhola, podendo ser utilizada em diversos pratos com frutos do mar, ou diferentes tipos de carnes. Experimente utilizar na carne de porco, na paella, canapês, ovos, tortas salgadas e molhos, ou salpicar a páprica sobre a batata frita.

Curry: É usada para temprar carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, assados e cozidos. Fica ótimo em queijos, tofu e realça o sabor em muitas comidas vegetarianas.

Caldo de camarão: O caldo de camarão pode ser usado em diversos alimentos como arroz, sopas e molhos, deixando-os mais saborosos e mais nutritivos, é prático, rápido e pode ser usado em quase todas as receitas tradicionais.

Caldo de peixes: Utilizado em moquecas, mariscos, misturar ao trigo para empanar peixes e outros.

Chilli mexicano: Essa pimenta é muito conhecida pelo uso em receitas mexicanas, também é usada em pratos da culinária italiana. Ideal para sopas, cremes, molhos, frutos do mar, carnes, aves e vegetais.

Condimento para aves: Utilizar uma colher de chá  para cada filé que temperar. É só polvilhar o condimento em cima do filé e grelhar ou assar.

Pimenta da Jamaica: É usada em temperos para carnes grelhadas na culinária árabe em carnes grelhadas, peixes e aves em geral, em pães e ensopados, picles e na confeitaria, em bolos e biscoitos. Fica ótima em tortas ou sobremesas com frutas e pode ser usada em quentão, em vinhos quentes e em chás.

Alfavaca: Utilizado no preparo de saladas, pizzas, massas, cogumelos, carnes, sanduiches e sopas. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjelas, abobrinha e tomate fresco é também utilizado no tempero de embutidos como linguiças, salsichões, carnes e em caldos ou ensopado frutos do mar.

Erva de Provence: Pode ser usada no preparo de marinadas para carnes, aves e peixes, mas também pode ser esfregada antes de levá-los à grelha. É um ótimo truque para dar frescor ao frango assado. Outros preparos clássicos são a manteiga de ervas ou o azeite de ervas.

Ervas finas: Muito usadas na preparação de molhos, sopas, qualquer tipo de carne (seja cozida, grelhadas ou assadas) e mermo em molhos para salada.

Tempero sírio: Como tempero é muito usado em receitas de quibes, kaftas, em vários pratos de carne e vegetais sírio-libaneses e do oriente médio. Ele também combina muito bem com frango, pães e grande gama de doces, como pudins, bolos de especiarias e biscoitos. Harmoniza bem com cordeiro, queijos, arroz, vegetais, cogumelos, sopas, quibe de berinjela.

Importante: usar sempre uma quantidade pequena para não ficar muito forte e “apagar” o sabor do prato.

Tempero Zattar: Ele é muito utilizado e misturado ao azeite e passado no pão antes de ir ao forno, e também nas massas de esfirra. Ele também combina com frango, cordeiro, peixes e vegetais como batata, abóbora, berinjela e couve-flor. Outro modo de usar esse tempero é adicionando-o à pasta de grão-de-bico, às almôndegas e também aos ovos fritos.

Cominho: Esse tempero combina com praticamente tudo, principalmente pratos a base de queijos, ovos e proteínas. Mas também fica delicioso no feijão.

Tempero baiano: Vai muito bem com peixes, aves, carne ensopada, caldos, sopas e conforme seu paladar preferir.

Nóz moscada moída ou em bola: Combina bem com quase tudo, porém não devemos utilizar mais que duas colheres do sopa, pois ela pode intoxicar o corpo.  Vai bem com queijos, abóboras, sopas, espinafres, massas, caldos, molho branco, risotos, pratos indianos e etc. Além de dar um sabor único a bebidas, como cappuccino e vinhos.

Açafrão: É indicado para temperar risotos, aves, caldos, massas e doces.

Alecrim: Pratos à base de carnes, aves e peixes, em recheios, pães, nas sopas e em alguns molhos.

Louro em folha: É um tempero muito usado na cozinha brasileira, entrando nas marinadas, assados, ensopados, conservas, feijão e até nas sopas.

Manjericão: Usado com tomates, tanto nos molhos como nas saladas, nas aves, nos peixes, em sopas, carnes de vaca e de vitela.

Manjerona: eu uso pode ser desde aromatizar saladas simples, como temperar carnes, peixes, frangos, guizados, tubérculos, molhos e até em pizzas.

Tomilho: Indicado para carnes, aves, peixes, legumes, molhos, sopas, pratos com ovos e queijos.

Sálvia: Em pratos de carnes, aves, peixes, queijos e pães.

Mostarda em grãos: A semente da mostarda pode ser consumida crua ou cozida. Quando moída, é utilizada para temperar carnes e outros tipos de alimentos. Elas são bastante comuns em pratos indianos, em que a semente frita é usada para temperar peixes, arroz e iogurtes e no curry.

Gergelim: No preparo de bolos, pães e pratos chineses ou sírio-libaneses. Serve também para preparar uma espécie de pé de moleque e um óleo de sabor finíssimo.

Salsa: Combina muito com canapés, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, grelhados e recheios. O ideal é utilizá-la enquanto está fresca. É bastante utilizada na maionese aqui do sul.

Cebolinha verde: Muito utilizada em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.

Orégano: O tempero indispensável para pizzas! Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

Pimenta do reino moída e grãos: O tempero combina com carnes e molhos.

Alho granulado: Fica ótimo em carnes assadas e também para temperar o arroz branco.

Cebola granulada: Desidratada ela é indicada em todas as preparações da cebola fresca, bastando hidratá-la em água gelada ou adicioná-la seca em sopas, molhos, aves e carnes. Combina e oferece um sabor especial a quase todos os tipos de pratos.

Bicarbonato de sódio: Um excelente fermento em pó para preparo de biscoitos e bolos.

Funghi secchi: é bastante utilizado em massas, risotos e molhos.

Hortelã: Muito usada pelos árabes, entra no preparo do quibe e do tabule, nos molhos para carneiro, nas saladas, nas sobremesas, para aromatizar chocolate, enfeitar coquetéis, refrescos e também como chá.

Canela moída: Compotas, picles, pães, bolos, biscoitos, legumes, doces, pratos salgados e salpicados sobre frutas ao forno ou bananas fritas.

Cravo da índia: Muito usado para doces e compotas, pratos salgados à base de carnes, picles, pães e biscoitos.

Erva doce: Muito usada em chás, devido às qualidades terapêuticas. Utilizada, também em bolos, biscoitos e pães, e no preparo de linguiças.

 

Conservas:

Tomate Seco: É indicado para preparo de risotos, pizzas, molhos, massas, entrada de frios, aperitivos e onde mais sua criatividade culinária levar.

Caponata: É servido com tábuas de frios, pizzas, acompanhamento de diversos tipos de carnes, e até mesmo peixe, ou com torradas como aperitivo, e para servir com massas (uma ótima opção vegetariana!).

Berinjelas em Escabeche: É servido com tábuas de frios, pizzas, acompanhamento de diversos tipos de carnes, e até mesmo peixe, ou com torradas como aperitivo, e para servir com massas (uma ótima opção vegetariana!).

Pimentão Defumado Vermelho / Amarelo: Utilizado para pizzas, sanduíches, tábuas de frios, acompanhamentos de carnes e decoração de canapés. Este produto é muito utilizado na culinária espanhola.

Pasta de Tomate Seco: É o próprio Tomate Seco em forma de patê, muito utilizado para canapés, sanduíches, recheios de massas e tábuas de frios.

Pasta de Brusqueta: Otímo para entradas com tabua de frios, canapes, torradas e para server com massas (uma ótima opção vegetariana!).

Patê de Berinjelas: Otímo para entradas com tabua de frios, canapes, torradas e para server com massas (uma ótima opção vegetariana!).

 

Molhos:

Molho Chimichurri: Tempero clássico para carnes de gado, porco, ovelha e de caças. Este pode ser utilizado para temperar carnes cruas e para acompanhar carnes já prontas, choripan (lingüiça com pão-sanduíche tipicamente argentino é indispensável este molho).

Molho para Peixes: Muito utilizado para temperar todo tipo de frutos do mar e peixes, tanto crus quanto cozidos podendo ser também utilizados para acompanhar sashimis. Este molho é apresentado nas versões suave e picante.